Nas turmas do 6.º A, B, D e F foram concebidos Jogos Didáticos para motivar, aprender e procurar soluções apelativas para conhecer os domínios previstos de Cidadania e Desenvolvimento (Saúde, Igualdade de Género, Instituições e Participação Democrática e Interculturalidade). No 6.A (Turma do Ensino Articulado) optou-se pela organização de um Peddy Paper para as turmas do 6.º ano, realizado no dia 2 de junho, no qual participaram 8 equipas de várias turmas. No 6.º B, uma das soluções encontradas por um grupo de trabalho, também foi realizado um Peddy Paper (24/05), vocacionado para o domínio das Instituições e Participação Democrática.
Em todas as turmas foi privilegiado o Método de Resolução de Problemas, mais conhecido por Metodologia de Projeto. Os alunos idealizaram em grupo, jogos de tabuleiro, de memória ou de perguntas/desafios, promovendo as suas capacidades na comunicação gráfica e tecnológica, a pesquisa, e a realização dos elementos inerentes aos jogos (regras, questões e respostas, modelos tridimensionais, símbolos, experimentação). Ao todo, foram realizados 12 jogos e 2 Peddy paper que poderão servir no futuro para abordar estes domínios, em qualquer disciplina, grupo-turma ou situação. Ficam aqui, para memória futura, alguns exemplos. Os jogos serão recursos didáticos para qualquer docente que os queira utilizar.
Sem comentários:
Enviar um comentário